Cidades

Cabo Frio com barreiras sanitárias a partir deste sábado

Imagem ilustrativa da imagem Cabo Frio com barreiras sanitárias a partir deste sábado
Apenas 40 ônibus de turismo podem entrar na cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cabo Frio vai instalar barreiras sanitárias em estradas de acesso ao município, com o objetivo de controlar a entrada de pessoas e a proliferação do novo coronavírus. As barreiras começam a funcionar a partir deste sábado (20).

As barreiras serão instaladas na Avenida América Central, na altura da Praia do Siqueira, e na Avenida Wilson Mendes, em frente ao Dormitório das Garças.

Com a medida, só entram na cidade moradores, pessoas que comprovem vínculo empregatício, turistas que apresentarem voucher de hospedagem na rede hoteleira ou nas casas legalizadas e até 40 ônibus de turismo, conforme determinado pelo Decreto Municipal Nº 6.475.

De acordo com o presidente do Comitê Executivo que coordena as ações de combate e prevenção ao coronavírus, Juarez Lopes, a decisão de instalar as barreiras sanitárias em Cabo Frio foi tomada diante da antecipação de outros municípios de endurecer as medidas restritivas.

“Diversos municípios do Estado endureceram as medidas restritivas em seus territórios, e isso pode sobrecarregar Cabo Frio com visitantes de outras cidades. Diante disso, decidimos junto com o prefeito José Bonifácio instalar as barreiras sanitárias, que vão ficar montadas diariamente. Precisamos preservar a população, já que a nossa taxa de ocupação de leitos ainda está alta”, afirmou Juarez.

Boletim Covid-19

Cabo Frio segue na zona laranja de contaminação. De acordo com os dados do boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta sexta-feira (19), o município tem 8.001 casos confirmados, 7.283 descartados, 6.551 recuperados, 376 óbitos e 17 mortes sob investigação. A ocupação de leitos para Covid são: CTI – 87% e Enfermaria – 68%.

A Superintendência de Vigilância em Saúde de Cabo Frio esclarece que os dados informados são brutos e que abrangem semanas e até meses anteriores à data da divulgação do Boletim. Isto ocorre em todo o Estado do Rio, já que somente o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) atende a maioria dos municípios fluminenses para a confirmação dos dados.

< Nanossatélite brasileiro tem lançamento adiado Dia Internacional dos Contadores de História com programação virtual <